Nossa História

Evangelho no Lar

Ninguém poderia imaginar, nem mesmo Alda Carneiro, que de seu apartamento na cidade de Danbury em 1989 - através do culto do Evangelho no Lar - despontasse tão importante núcleo, sustentado pela Doutrina Espírita à luz dos ensinamentos de Jesus.

Tudo já estava planejado no Plano Espiritual, como nos relatou Ana Maria Carneiro, quando sugeriu à sua irmã Alda que iniciasse o culto do Evangelho no Lar e, que o realizasse mesmo que sozinha, pois o Plano Espiritual estaria sempre presente. E assim aconteceu com duas ou mais pessoas, mas sempre com amparo dos Mentores Espirituais que, por intermédio de Ana Maria Carneiro, enviavam do Brasil mensagens de encorajamento à companheira Alda: “Não desista, você não está sozinha, quando trabalhamos para Jesus, ele sempre manda os seus mensageiros de amor para amparar e sustentar, mesmo nas horas mais difíceis”.

Diziam que seria mais um ponto de luz que, aceso na escuridão, estaria ajudando não só a nós, mas a todos pois a luz derramada do Alto beneficiava toda a região. É um contrato assinado com o Plano Superior - a de espalhar a Mensagem de Jesus nos USA através da Doutrina dos Espíritos codificada por Allan Kardec.

 

O Caminho

Com o passar do tempo o grupo foi aumentando, novas necessidades foram aparecendo, o interesse dos participantes foi crescendo e outros estudos foram criados. Novas pessoas começaram a despertar para o trabalho na jornada Espírita, talvez reatando compromissos assumidos no passado. O grupo cresceu e Alda mudou-se para um apartamento com duas garagens e uma das vagas transformou-se em local de reuniões, ficando ali decidido que o Grupo de Estudo e Evangelho no Lar passaria a ser um Centro Espírita.

O Centro Espírita A Caminho da Luz foi oficialmente registrado em 1996. Em pouco tempo o espaço de uma garagem não era mais suficiente para receber todos os frequentadores, e o A Caminho da Luz foi transferido para um espaço na Main Street de Danbury. Depois de algum tempo o Centro muda para o prédio da CVS, onde Sr. Divaldo P. Franco fez sua primeira visita.

A partir daí o Centro continuou a crescer e com a necessidade de mudar para um lugar maior, mudou-se para Bethel. Por 12 anos, o A Caminho do Luz continuou sua caminhada neste local; uma jornada de acertos e erros, mas sempre com o aprendizado na Doutrina Espírita. Em dezembro de 2013, o Centro Espírita A Caminho da Luz voltou a Danbury, desta vez para este endereço que estamos.

O Centro Espirita A Caminho da Luz já teve como Coordenador Geral (em ordem cronológica): Alda Carneiro, Marcone Vieira, Rita Araújo, Celinoe e Núbia Grigório, José Sarmento, Marcio Lasaro, Merily Lopes, e atualmente Marcio Lasaro. O Centro Espírita A Caminho da Luz conta com uma média de 30 trabalhadores e atende a um público que varia entre 30 a 60 frequentadores nas suas diversas atividades. Este grupo, que há longo tempo trabalha para o bem, a verdade e o amor, conforme nos ensinou o Mestre Jesus, segue sempre a caminho da luz.